Menu fechado

Aquífero de Alter do Chão – Saiba tudo agora

Extensao do reservatorio de água

Parece um mar sem fim, e o mais impressionante é saber que 80% de toda a água da Amazônia a gente não vê. Isso porque trata-se de uma água subterrânea e que foi descoberta por acaso na década de 50.

Naquela época, alguns técnicos da empresa Petrobras vieram pra cá procurando petróleo. Então, não encontraram, porém essa busca proporcionou uma outra descoberta tão incrível e valiosa quanto ele.

airbnb desconto hospedagem hoteis
Clique na imagem e cadastra-se para ganhar [NA HORA]

Debaixo da terra, encontraram o aquífero de alter do chão, um reservatório gigante de água, considerado o maior de todo o mundo e com uma incrível capacidade de abastecer o nosso planeta terra por longos 250 anos.

Para se ter uma ideia de grandiosidade, hoje o planeta terra tem cerca mais de 7 bilhões de pessoas, então se nós pegarmos toda a água do aquífero de alter do chão e pudéssemos colocar uma grande caixa d’água, esses 7 bilhões de seres-humanos poderiam utilizar a água por 250, tornando essa descoberta de valor inestimável para toda a humanidade.

aquifero alter do chao

Esse cálculo foi realizado por em conjunto por pesquisadores das universidades federais do Pará e do Ceará. E segundo eles, ainda confirmaram que foram bem conservadores com essa estimativa de uso, uma vez que estabeleceram um consumo diário de 150 litros de água por cada pessoa.

É fato que nós temos alguns bilhões de pessoas na terra que precisam de água, além da importância também do ponto de vista econômico, pois ela tem relação direta com diversas atividades econômicas. Ou seja, a água também se tornou um importante fator estratégico para o desenvolvimento do mundo como um todo.

Portanto, a gente tem um tesouro em baixo da terra, e sem dúvida nenhuma que esse é o maior reservatório de água do mundo!

Os estudos feitos depois da descoberta do aquífero em alter do chão mostraram que o aquífero começa na cordilheira dos andes no equador chegando até o estado do Pará, totalizando em torno de 3 mil quilômetros de extensão.

extensao do reservatorio de agua

É um gigantesco reservatório de água capaz de encher 90 mil vezes a baía de Guanabara, por exemplo.

Para nós entendermos como esse reservatório de água se formou em baixo da terra, imagine que há várias camadas de rocha, com areia e argila, então sempre que a água da chuva vai caindo, vai sendo absorvida nessas rocha. Isso porque a areia torna rocha mais porosa, possibilitando que ela armazena uma boa quantidade de água, já a argila faz com que os grãos se agreguem, dando consistência à rocha como um todo. Resumindo, funciona como uma esponja.

Á água e floresta, essa relação entre as duas faz da Amazônia um lugar único no planeta, o que acaba por atrair milhares de pesquisadores do mundo inteiro.

Fontes de Conteúdo

Olá caro leitor(a), esse conteúdo foi desenvolvido através de diversas pesquisas de fontes confiáveis. Abaixo, você terá acesso ao link para acessarem também essas fontes, caso seja de seu interesse.

Post relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *