Bebida foi batizada de "Cachaçaí", a fruta é uma das mais típicas da região. Segundo os produtores a bebida contém alto teor energético.

As belezas naturais da vila balneária de Alter do Chão serviram de inspiração para dois produtores, Letícia Dittberner e Lucas Paixão, sonharem com a possibilidade de criar uma cachaça à base alguma fruta saborosa e que tivesse os benefícios de um superalimento. A dupla escolheu uma das frutas mais conhecidas da região Norte, o açaí. A escolha se deu devido à fruta ser rica em antioxidantes, vitamina E, ferro, potássio e magnésio e demais fontes de nutrientes.

Cachaçaí de Alter do Chão

Os produtores chegaram a Alter no segundo semestre deste ano e logo se encantaram pela região. A ideia de transformar o açaí em uma bebida alcoólica foi também uma maneira de poder conservar as propriedades do fruto por mais tempo, então nasceu a "Cachaçaí". “Nada melhor que a cachaça pra realizar esse processo. Por ser um ótimo conservante e manter as propriedades do fruto, além de possuir outros benefícios quando consumida moderadamente”, explicou Paixão.

Produção Artesanal

A água e outros ingredientes utilizados na fabricação da cachaça são de origem orgânica e envelhecidas em barris de carvalho. O processo é feito manualmente. Segundo os produtores, mesmo o açaí sendo produzido no Pará o valor ainda é muito alto, portanto os custos de produção ainda são elevados.

A “CachAcaí” é produzida de forma totalmente artesanal e preza pela qualidade do produto desde a colheita do fruto até a despolpa. O açaí utilizado é extraído por famílias tradicionais da comunidade de Santa Luzia, em  Alter do Chão.

A alquimia (a transformação de um elemento em outro), o envasamento e rotulagem são feitas pelo Lucas em parceria com a sócia. As embalagens são de água mineral recicladas vindas de restaurantes parceiros, o que torna o processo sustentável e ecológico. Além da dupla, mais três pessoas ajudam no processo de produção. 

“O diferencial da nossa cachaça está na qualidade, frescor e concentração do açaí, o que deixa a bebida com um sabor marcante da fruta e mantém sua cor e propriedades terapêuticas. Sem contar que o açaí  tem alto teor de carboidratos e é muito indicado para atletas e quem gosta de uma vida saudável”, destacou Lucas Paixão.

Sabor único

O açaí tem um sabor bem característico, a cor roxa e vibrante chama a atenção e o teor energético natural se transformam em  uma bebida com gosto alcoólico e açucarado. A proposta da "CachAçaí" é manter evidente sabor do Açaí e demais propriedades.

A bebida tem conquistado vários paladares. Todo mundo que experimenta adora. Algumas pessoas acham curiosa a combinação, pois nunca imaginaram essa possibilidade. "Tradicionalmente no norte, o povo costuma misturar o açaí somente com alimentos então realmente se surpreendem” disse Paixão.

Afrodisíaca

De acordo com os produtores, tudo indica que a bebida tem  propriedades afrodisíacas. Como a cachaça é um vasodilator e libertadora de emoções, ao ser combinada com o açaí os efeitos energéticos deste drink se potencializam. “Ela apresenta todas as condições necessárias para ser considerada afrodisíaca. Além disso, os consumidores e amigos deram ótimo relatos de suas experiências e momentos intensos após beberem da CachAçaí,” brinca Paixão.

A CachAçaí pode ser encontrada em restaurantes e bares da praia de Alter do Chão ou pela página da internet da Cachacaí: facebook.com/Cachacai.

Topo