"Cine Alter" foi inaugurado em junho e tem sessões a cada 15 dias. Intenção é democratizar o acesso a informação e a comunicação.

Cinema em Alter do Chão
Crianças assistem exibição de filmes no Cine Alter (Foto: Daniel Gutierrez/Divulgação)


Todos sabem que a praia de Alter do Chão, em Santarém, oeste do Pará é um paraíso que reúne desde as mais belas praias, passando pela culinária, artesanato e o folclore. Tudo isso encanta não só turistas como os próprios moradores da vila balneária. Em junho deste ano Alter ganhou um reforço na cena cultural, o cineclube "Cine Alter", que a cada quinze dias sempre aos domingos, exibe filmes no barracão do clube Santo Antônio.

O Cine Alter surgiu com a intenção de democratizar o acesso a informação, a comunicação, e ainda gerar debate e conscientização de forma dinâmica sobre as questões sociais e ambientais vividas nos dias atuais, com o contexto de identificação da população de Alter do Chão. O projeto de iniciativa da produtora AMZ e da "ONG Kirwane - Desenvolvimento Integral" tem a missão de ser uma nova e divertida opção de lazer para as crianças, jovens e adultos.

Os filmes exibidos são de classificação livre. O cineclube não tem fins lucrativos, e o mais importante nele não é a renda, e sim o filme e a relação com o espectador, ou vice e versa. Essa prática contribui para reforçar os laços comunitários e a cidadania, o aprendizado e a convivência pacífica entre todos. O cineclube é também o lugar onde o ato coletivo de ver um filme é também o lugar onde reúne pessoas para ver, ouvir e discutir os filmes e seus personagens, pois eles vivem eternamente em sua memória.

Domingo (17), o Cine Alter abre as portas e exibe o longa de animação indicado ao Oscar “O Menino e o Mundo”. O enredo conta a história de um garoto que mora com o pai e a mãe, em uma pequena casa no campo. Diante da falta de trabalho, o pai abandona o lar e parte para a cidade grande. Triste e desnorteado, o menino faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo em que seu pai mora. Para a sua surpresa, a criança encontra uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas.

Serviço
O que? Exibição do longa "O menino e o mundo"
Quando? 17 de junho, às 19h
Onde? Barracão do Santo Antônio, vila balneária de Alter do Chão
Quanto? Entrada franca

Topo