Evento ocorrerá nos dias 8, 9 e 10 de julho nos galpões dos botos. Programação contará com diversas atrações culturais indígenas.

O 22° Festival Borari será realizado nesta sexta-feira (8), sábado (9) e domingo (10) na Vila de Alter do Chão, em Santarém, oeste do Pará. O evento visa resgatar a tradição da cultura local através do cotidiano dos primeiros moradores do balneário. A programação vai contar com diversas atrações culturais como rituais, danças folclóricas e jogos de futebol indígenas.

Festival Borari - Alter do Chão

De acordo com a historiadora, Terezinha Amorin, o festival foi criado logo após a primeira disputa dos botos. “O festival Borari tem suas origens exatamente nas manifestações que eram realizadas por essa tribo indígena a partir da criação da missão 1738. A partir da introdução do Festival dos Botos, quando se excluiu basicamente essas danças tradicionais foi que a comunidade de Alter do Chão, temendo que elas desaparecessem, criou o Festival Borari com o objetivo de resgatar e manter as festas tracionais que estavam sendo excluídas do Festival do Sairé", conclui Terezinha.

Confira a programação

Sexta-feira (8)

20h -Ritual do Fogo. Saída da Praça Sete de Setembro.
20h30 - Abertura oficial no Galpão dos Botos
00h - Encerramento

Sábado (9)

08h às 17h – Jogos indígenas  no Campo do Santo Antônio na Vila de Alter do Chão, ao lado da Praça do Sairé.
20h - Apresentação de danças folclóricas
00h - Encerramento

Domingo (10)

08h às 17h – Jogos indígenas no Campo do Santo Antônio na Vila de Alter
20h – Ritual de Encerramento: tarubá
21h –  Danças Folclóricas
00h -  Encerramento

Topo