A Floresta Nacional do Tapajós é uma importante unidade de conservação da natureza localizada na Amazônia, mais precisamente às margens do Rio Tapajós, na região do estado do Pará. Criada em 1974, é a unidade de conservação federal na categoria de floresta nacional que mais abriga pesquisa científica no país.

Com aproximadamente 527.000 hectares – mais de 160 quilômetros de praias – a unidade apresenta grande diversidade de paisagens: rios, lagos, alagados, terra firme, morros, planaltos, floresta, campos, açaizais, etc.

A cobertura florestal fortemente preservada, o Rio Tapajós com suas águas verdes e mornas e a enorme beleza cênica da região tornam a Floresta Nacional do Tapajós uma das unidades de conservação mais visitadas na região norte do Brasil.

Além das qualidades ambientais a Floresta Nacional do Tapajós também apresenta expressiva riqueza sociocultural, representada por aproximadamente 500 indígenas da Etnia Munduruku, divididos em três aldeias – Bragança, Marituba e Takuara.

Essa riqueza cultural também é representada pelos mais de 5000 moradores tradicionais – populações ribeirinhas com hábitos culturais próprios – que vivem em 25 comunidades na região, desde antes da criação da unidade.

Parte dessa população – tradicionais e Indígenas – realiza manejo florestal sustentável em uma área especialmente reservada para esse fim – com menos de 5% da área total da unidade. Esse manejo é referencia de sucesso no Brasil e América Latina.

Hoje a Floresta Nacional do Tapajós é uma das unidades conservação da natureza mais prosperas e protegidas da Amazônia, com grande diversidade de atividades – inclusive esportivas – entre elas a mais importante maratona de selva do planeta "JUNGLE MARATHON".

Quando ir

A Floresta Nacional do Tapajós pode ser visitada durante o ano todo, porém o verão regional, de julho a dezembro, é um período muito propício para a visitação, já que as praias são um grande atrativo.

Horários e Tarifas

O horário de funcionamento é integral na Unidade, exceto na Comunidade de São Domingos, cuja entrada de visitantes inicia-se às 8h e termina às 18h.
Na sede adminstrativa no município de Santarém, o expediente se inicia as 8h e termina às 18h, com pausa para almoço de 12h às 14h.

Ingressos

Há duas formas de aquisição de ingressos ou autorizações de entrada, sendo esta última, recomendada a grandes grupos. Ambas devem ser adquiridas no Escritório do ICMBio.

Escritório do ICMBio
Avenida Tapajós, 2201- Laguinho, Santarém- PA
E-mail: flonatapajos.pa@icmbio.gov.br
Telefone: (93) 3522-0564

Topo