Atrações Turísticas de Alter do Chão

São incontáveis as Atrações Turísticas de Alter do Chão. Temos dezenas de praias, lagos, rios, vilas históricas, florestas, encontro de rios... Apresentamos, abaixo, os lugares mais famosos.

Para conhecer e experimentar estes lugares com segurança, sugerimos que você utilize os serviços de uma agência de turismo local, com equipes preparadas e todos os equipamentos necessários.

Selvagem Tours - Passeios Turísticos em Alter do Chão
Telefones: 93 99102-0222 (Whatsapp) | 93 99195-6969
Site: selvagem.net (conheça outras opções de passeio)
E-mail: selvagemtours@gmail.com

 

A Floresta Nacional do Tapajós é uma importante unidade de conservação da natureza localizada na Amazônia, mais precisamente às margens do Rio Tapajós, na região do estado do Pará. Criada em 1974, é a unidade de conservação federal na categoria de floresta nacional que mais abriga pesquisa científica no país.



O Bosque Santa Lúcia é uma reserva particular que se tornou o "Jardim Botânico" de Santarém. Tem uma área de 109 hectares, um centro receptivo e trilhas interpretativas. É uma ótima maneira de se conhecer a flora da região.



O Lago do Maicá é uma extensa área de várzea excelente para observação de aves, entre outros animais. A entrada fica a cinco quilômetros de Alter do Chão, de barco. O passeio pode ser combinado com o "Encontro das Águas".



O município de Belterra, fundado, em 1933, pela Ford, mantém os sinais de uma cidade americana. Arborizada com belas praças e parques, Belterra é um lugar muito agradável que abriga grande parte da Floresta Nacional do Tapajós.



A Reserva Extrativista Resex Tapajós - Arapiuns fica na margem oposta do Rio Tapajós. É uma área extensa com um ambiente distinto da Flona Tapajós. As comunidades ribeirinhas de Aña, Arimum e Atodi são apoiadas pelo Projeto Saúde e Alegria e recebem os visitantes com ótima piracaia*. As comunidades também oferecem artesanatos.



Fordlândia é a denominação dada a uma grande área no município de Aveiro, no estado do Pará, às margens do Rio Tapajós. Recebeu este nome porque no passado foi uma "company town" (cidade-empresa). O projeto "Fordlândia" foi vasta área de terras adquiridas pelo empresário norte-americano Henry Ford, através de sua empresa Companhia Ford Industrial do Brasil.



O ZooFIT é um centro de recuperação da fauna do Oeste de Pará mantido pelas Faculdades Integradas do Tapajós. Fica na Serra de Piquiatuba, dentro de uma reserva de 147 hectares, cedida pelo exército.



Cuipiranga fica em uma língua de terra entre os rios Tapajós e Amazonas. É um museu a céu aberto com relíquias das heroicas batalhas de resistência durante a Revolução Cabana (1835-1840).



A cidade foi erguida na margem esquerda do Rio Amazonas, distante 1.100 quilômetros de Belém por via fluvial, em um trecho onde as margens daquele rio tornam-se mais estreitas e o seu canal mais profundo, formando, como se diz na região, a "garganta do rio Amazonas", ou a "fivela do rio", como preferem outros. Nesse ponto a largura do rio é de cerca de 1.890 metros em seu leito normal.



A programação oficial do Sairé 2016 foi divulgada. O evento será realizado de 15 a 19 de setembro, mas a abertura oficial com a Festa dos mastros ocorrerá no dia 10 de setembro.

O primeiro dia de festa começa com a benção do Sairé, busca dos mastros na praia da Gurita, conhecida popularmente como praia do Cajueiro. À noite, acontecerá o tradicional rito religioso em homenagem ao Espírito Santo. Após o rito, serão apresentadas as danças no Lago dos Botos (Sairódromo).

O encerramento acontecerá na segunda-feira, dia 19, com a derrubada dos mastros e apuração dos votos dos botos.

Confira a programação completa:

PROGRAMAÇÃO SAIRÉ 2016

10 de setembro (Sábado)
5h - Alvorada
8h - Procissão Fluvial - Busca dos Mastros
23h - Festa dos Mastros
Atração: Forró Turbinado
Local: Barracão Comunitário

15 de setembro (Quinta-feira)
5h - Alvorada Fogos
7h - Benção do Sairé
8h - Busca dos Mastros na Praia da Gurita até a Praça do Sairé
9h - Abertura Oficial do Sairé
- Hasteamento do Pavilhão Nacional
- Palavra das Autoridades
- Levantamento dos Mastros
- Corte da Fita do Barracão
- Café Regional
10h - Visita as Barracas do Sairé
11h - Show Local – Grupo Espanta Cão
12h - Almoço dos Mordomos e convidados
18h - Rito Religioso
21h - Danças Tradicionais no Lago dos Botos
*Ritual de Abertura (danças indígenas)
*Brincando de Çairé
*Dança da Maior Idade
*Carimbó Beira de Rio
23h - Fruto Sensual
3h - Encerramento

16 de setembro (Sexta-feira)
18h - Rito Religioso
21h - Abertura dos Portões do Lagos dos Botos com Show Regional Tucuxi e Cor de Rosa
23h - Show Banda Xeiro Verde
- Wanderley Andrade
- Forró Ideal

17 de setembro (Sábado)
18h - Rito Religioso
20h - Abertura dos Portões do Lago dos Botos
21h - Esquenta Tucuxi (Lago dos Botos)
21:30h - Apresentação Boto Tucuxi (Lago dos Botos)
23:30h - Esquenta Boto Cor de Rosa (Lago dos Botos)
Meia-noite - Apresentação do Boto Cor de Rosa
2h - Banda Warilou

18 de setembro (Domingo)
18h - Rito Religioso
21h - Abertura dos Portões
22h - Show Tapajós Fest “O Maior Encontro Bandas do Oeste do Pará” Participações:
Forro do Paredão, Forró Massa, Punk e Cintura Fina, Banda Estação.com, Forró KI-Babado, Gilson do Arrocha, André Magalhães, Pegada do Forró, Forró Cafuné, Selma e Banda, Banda Explosão, Mayara Gomes, Billy Viana, Forro 90º e Xote do Bom.
Local: Lago dos Botos

19 de setembro (Segunda-feira)
16h - Apuração
21h - Festa dos Barraqueiros: Amazon Beach

Sobre o Sairé

A Festa do Sairé ou Çairé é a mais antiga manifestação da cultura popular da Amazônia. A festa acontece há mais de 300 anos, mantendo intacto o seu simbolismo e essência. Sua origem remonta às missões evangelizadoras dos padres Jesuítas com os índios da Amazônia.



Topo